Renovação Carismática Católica

30 JUN 2015
30 de Junho de 2015

      

A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).(13)Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:

Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado “A Cruz e o Punhal” de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes. Eu supunha, naturalmente, que o Fim de Semana me seria proveitoso, mas devo admitir que nunca possa supor que viria a transformar a minha vida!

Durante os nossos grupos de discussão, um dos líderes colocou em tela o fato de que nós devemos confirmar constantemente os nossos votos de Batismo e de Crisma, assim como devemos ter a alma mais aberta para o Espírito de Deus. Pareceu-me curioso, mas um pouco difícil de acreditar quando me foi dito que os dons carismáticos concedidos aos apóstolos são ainda dados às pessoas nos dias atuais – que ainda existem sinais do poder divino e milagres – e que Deus prometeu emanar o seu Espírito para que se fizesse presença a todos os seus filhos. Decidimos, então, efetuar a renovação dos votos de Batismo e de Crisma como parte do serviço da missa de encerramento, no domingo à noite. Mas, no entanto, o Senhor tinha em mente outras coisas para nós!…

No sábado à noite, tínhamos programado uma festinha de aniversário para alguns dos colegas, mas as coisas foram simplesmente acontecendo sem alternativa. Fomos sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada de Batismo no Espírito Santo, no Novo Testamento. Isto aconteceu de maneiras diversas para cada uma das pessoas. Eu fui atingida por uma forte certeza de que Deus é real e que nos ama. Orações que eu nunca tinha tido coragem de proferir em voz alta, saltavam dos meus lábios. (…) Este não era, pois um simples bom fim de semana, mas, na realidade, uma experiência transformadora de vida que ainda está prosseguindo e se desenvolvendo em crescimento e expansão.

Os dons do Espírito já são hoje manifestados – e isto eu posso testemunhar, porque tenho ouvido pessoas orando em línguas, outras praticam curas, discernimento de espíritos, falam com sabedoria e fé extraordinárias, profetizam e interpretam.

Eu, agora, tenho certeza de que não há nada que tenhamos de suportar sozinhos, nenhuma oração que não seja atendida, nenhuma necessidade que Deus não possa cobrir em sua riqueza! E, no depender dele e louvá-lo com fidelidade, eu sinto uma tremenda sensação de liberdade.

Podemos tentar viver como cristãos, morrendo para nós mesmos e para o pecado, mas esta será uma luta desanimadora se não contarmos com o poder do Espírito. Ainda existem tentações e problemas, mas agora tenho a certeza e a confiança em Deus, agora ele me dá segurança. Realmente, transforma-me a viver nele. É verdade que na Crisma, nós recebemos o Espírito Santo e que nós somos seus templos, mas nós não nos abrimos o suficiente para receber em nossas vidas os seus dons e o seu poder. É certo que o Espírito Santo é o nosso professor: eu dele aprendi tanto e em tão pouco tempo!

As Escrituras vivem! Amém! Eu estou segura de que jamais poderia ter acumulado por minha própria conta tanto conhecimento, apesar de todo o esforço desenvolvido, e com as melhores intenções que tivesse.

(…) Eu me vi, de repente, conversando com as pessoas sobre Cristo, e, vendo desde logo o resultado desse trabalho! Eu jamais teria ousado fazer essas coisas no passado, mas agora, é ao contrário: é impossível deixar de fazê-lo. É como disseram os apóstolos depois de Pentecostes: “Como podemos deixar de falar sobre as coisas que vimos e ouvimos!” (…)(14) .

Estas notícias se divulgaram rapidamente, causando um grande impacto no meio religioso universitário. O “Fim de Semana de Duquesne”, como ficou mundialmente conhecido este retiro, tem sido geralmente aceito como o ponto de partida que deu origem à Renovação Carismática Católica, cuja abrangência estender-se-á, num curto período de tempo, por um grande número de países.

A experiência inicial vivida nestas universidades, caracterizada por um reaviva mento espiritual por meio da oração, da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus dons, tomará corpo, transpondo rapidamente o ambiente onde foi originada.

Através das reuniões, seminários e encontros, em breve, aparecerão grupos de oração noutras universidades, paróquias, mosteiros, conventos, etc. Os testemunhos multiplicam-se, vindos dos mais variados grupos de pessoas: operários, ex-presidiários, professores, religiosos das mais diversas ordens.

Kevin e Dorothy Ranaghan ainda registram um aspecto pouco divulgado desta história inicial da Renovação Carismática:

Nossa suspeita de que essa experiência de renovação, que agora estava espalhada, não era nova para os católicos americanos, foi confirmada, quando ouvimos notícias ou recebemos cartas de pessoas ou grupos de católicos ao redor do país. Da Flórida, Califórnia, Texas, Wisconsin, Massachusetts, tivemos notícias do trabalho calmo do Espírito Santo no decorrer dos anos(15) .

Portanto, embora os primeiros momentos da Renovação tenham se dado em torno do retiro de Duquesne e apesar de estarem os americanos igualmente presentes no seu nascimento em diversos outros países, seria falso atribuir a expansão da Renovação Carismática unicamente à sua influência. Como afirma Monique Hébrard, a Renovação Carismática “explodiu quase ao mesmo tempo em todos os cantos da terra e em todas as igrejas cristãs, sem que se saiba muito bem como é que o fogo se ateou”(16) .

Para o Cardeal Suenens isto também despertou uma curiosidade, ou seja, “sem nenhum contato entre si, parece que o Espírito Santo suscitou em vários lugares do mundo experiências que, se não são iguais, certamente são semelhantes”(17)

 

Grupo de Oração

 

O que é o Grupo de Oração?

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica; é o lugar da expectativa e, ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais, onde juntamente com Maria nos reunimos em humildade e unânime oração, para que se cumpra a promessa feita tanto para os homens de ontem, quanto para os de hoje: “... acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo” (Joel 3,1a).

O Grupo de Oração da RCC é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência, etc., que cultiva a oração, a partilha, e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Tem na reunião de oração sua expressão principal de evangelização querigmática e que, conforme sua especificidade e mantendo sua identidade, se insere no conjunto de comunhão, participação, obediência e serviço. Pessoas engajadas na RCC, líderes e servos – através de encontros, orações e formação – buscam “fazer acontecer um processo poderoso de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal do cristão e todos os seus relacionamentos com Deus, com a família, com a Igreja e a comunidade” ¹.

“O objetivo do Grupo de Oração é levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida cristã plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus: ‘Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10,10b)”². Nesse sentido, caracteriza-se por três momentos distintos, porém interdependentes: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

 

Estrutura do Grupo de Oração

 

Núcleo de Serviço

O Grupo de Oração não se resume à reunião de oração, embora esse seja o seu momento peculiar. Há uma necessidade de se ter uma caminhada programada que considere as necessidades dos participantes e como fazer para supri-las de forma contínua e com qualidade, por isso o primeiro momento do Grupo de Oração acontece no Núcleo de Serviço.

Um bom planejamento para o Grupo de Oração abrange todos os serviços e Ministérios, e assim pode-se trabalhar de forma coordenada porque cada um sabe o que fazer, e todos sabem para onde estão indo. Inclui também mecanismos para desenvolver o crescimento e a perseverança dos membros, introduzindo-os numa experiência comunitária e catequética.

Todo Grupo de Oração carismático tem sua coesão, boa ordem, planejamento e continuidade assegurados pelo núcleo de serviço, que é um pequeno grupo de servos que assume o grupo todo em sua espiritualidade e estrutura.

O Núcleo de Serviço deve ser composto pelo coordenador do Grupo de Oração, pelo ex-coordenador imediatamente anterior ao atual, pelos respectivos coordenadores/representantes dos diversos Ministérios exercidos no Grupo de Oração (Intercessão, Música, Crianças, Pregação, Oração por Cura e Libertação, Formação,  etc.), podendo-se, ainda, de acordo com a necessidade, convidar outras pessoas que embora não coordenem qualquer Ministério no Grupo de Oração, possuam adequada formação, capacidade de discernimento e confirmação da comunidade.

 

Reunião de Oração

Reunião de oração é o momento em que os participantes do Grupo de Oração se encontram, semanalmente, para a oração, especialmente, o louvor. Esse momento é aberto para outras pessoas que poderão, a partir dele, começarem a fazer parte do Grupo de Oração, iniciando uma caminhada de conversão e crescimento perseverante na fé. Assim, pode-se concluir que a porta de entrada na célula principal da RCC é a reunião de oração, segundo momento da dinâmica do Grupo de Oração.

Por isso mesmo, é comum que os participantes da reunião de oração sejam bastante diversos, a exemplo da multidão no dia de Pentecostes (cf. At 2,1-13). Além dos perseverantes membros do Grupo (aqueles que estão na reunião todas as semanas), é comum se introduzirem nela: curiosos, ociosos, desesperados, depressivos, revoltados, entre outros. Alguns vão à reunião por livre vontade, sem motivo aparente, ou simplesmente porque foram convidados; outros, notadamente os jovens, vão causa da animação; outros, ainda, estão buscando algo para si ou para outrem (cura física, libertação das drogas ou da bebida, conversão de um parente ou amigo, etc).

A reunião de oração é, por assim dizer, um momento pentecostal: com os corações compungidos (cf. At 2,37), os fiéis são levados à vivência da fé, na fraternidade e no comprometimento missionário. Nela, os carismas devem ser manifestados sem restrições, pois fazem parte do “ver e ouvir” que convence àqueles que estão chegando. Trata-se, ainda, do “ruído de Pentecostes” que precisa ser ouvido mesmo do lado de fora do cenáculo, causando admiração (cf. At 2,6-7). 

 

Grupo de Perseverança

O Grupo de Perseverança (GP) é o terceiro momento do Grupo de Oração e atua em função deste. Não é um grupo independente, mas um serviço do Grupo de Oração. O GP é um grupo fechado, isto é, supõe o ingresso no início da ministração dos conteúdos formativos e não é obrigatório, ou seja, as pessoas que receberam o querigma são convidadas a ingressarem no GP, deixando claro que, se não quiserem participar neste momento, podem e devem continuar participando do Grupo de Oração em seu segundo momento (Reunião de Oração).

Percebe-se que as pessoas sentem necessidade de algo mais em suas vidas, além dessa experiência inicial de Deus. Os que foram evangelizados querigmaticamente devem ser conduzidos aos Grupos de Perseverança para crescerem na doutrina, na fraternidade, na participação da Eucaristia e na vida de oração.

O objetivo do Grupo de Perseverança é fortalecer os servos e os participantes em geral do Grupo de Oração no exercício dos carismas e no conhecimento de Deus, para que se possa “incendiar” a reunião de oração com mais louvor, com mais carismas, com mais testemunhos.

 

 

Ministérios

 

O que são Ministérios na RCC?

O termo “ministério” é amplamente usado na Renovação Carismática Católica para designar, de uma maneira geral, os diversos serviços do Grupo de Oração.

Um ministério é um serviço específico dentro do Grupo de Oração. É um trabalho para servir à comunidade cristã, uma maneira de exercitar o apostolado. Cada batizado é chamado a crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais fruto na descoberta cada vez maior de sua vocação, para vivê-la no cumprimento da própria missão.

“Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor” (I Cor 12,5). Fazendo esta afirmação, São Paulo coloca todos os ministérios – serviços – em submissão a Jesus Cristo e dentro de um contexto de comunhão eclesial (cf. Ef 4,11-16). Assim, devem funcionar harmonicamente como em uma orquestra, em que cada um faz o seu “som”, mas o todo é que faz a beleza.

As equipes ou ministérios devem ser formados na medida da necessidade e da realidade de cada Grupo de Oração. Seus membros devem ser escolhidos em oração e de acordo com os vários dons que surgem. Para cada necessidade há pessoas ungidas pelo Espírito para seu atendimento: “Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom de profecia exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade” (Rm 12,6-8).

Para que em todos os Grupos de Oração do país, cada Ministério trabalhe em unidade, com a visão, espiritualidade e carisma, alinhados ao Movimento, cada um dos Ministérios possui, além da coordenação no Grupo de Oração, representação diocesana, estadual e nacional. Você pode conhecer as coordenações nacionais, clicando no menu ao lado

 

 

Ministério de Música e Artes

O Ministério de Música e Artes é a reunião das expressões artísticas que temos dentro da RCC: música, dança, teatro, artes plásticas e etc. Este ministério fornece subsídios e formação para aqueles que estão trabalhando com a música, com o teatro, e outras expressões dentro dos grupos de oração e/ou outras atividades da Renovação Carismática Católica

 

Ministério de Comunicação Social

"Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus!" (Isaías 40,9).

Vivemos em um mundo onde o ser e o ter passaram a ser prioridades em muitas vidas. Homens e mulheres, criados a imagem e semelhança de Deus, têm rejeitado a condição de filhos amados do Pai, priorizando o material e, aos poucos, perdendo a identidade cristã e vida no Espírito. Nossa sociedade, cada vez mais relativista, transmite uma imagem distorcida do evangelho, na maioria das vezes usando até mesmo a Palavra para justificar atitudes e atos que são moralmente duvidáveis. Sendo assim, precisamos elevar com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Anunciar sem receio, a todos: Eis vosso Deus! (Is 40)

O Ministério de Comunicação da RCC, tem como objetivo anunciar o Senhorio de Jesus, em todas as instâncias mostrar semeando a Cultura de Pentecostes. Dentro da Renovação Carismática, é um ministério de serviço que tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, bem como ser responsável por toda parte de divulgação e cobertura dos eventos dentro da RCC, servindo de suporte aos demais ministérios.

 

Ministério para as Crianças

O Ministério para as Crianças visa levar os pequeninos a conhecer Deus, através de orações, músicas, leitura da palavra de Deus, por meio de uma linguagem adequada à criança. O principal objetivo do ministério é mostrar que Jesus está vivo e acompanha seus filhos em todos os momentos e que confiando em Deus a vida fica melhor.

 

Ministério de Oração por Cura e Libertação

O Ministério de Oração por Cura e Libertação é o serviço prestado no grupo de oração, orientando seus participantes a buscar a cura e a libertação para si e para os seus, em Jesus, através da oração dos irmãos. O objetivo deste ministério é reacender a chama da fé no coração de todos, Jesus é o ontem, o hoje e sempre estará realizando seus milagres e derramando suas graças em cada um. Deus concede a seus filhos vida em plenitude em Jesus Cristo pelo poder de seu Espírito Santo.

 

Ministério para as Famílias

O Ministério para as Famílias é o serviço, dentro do Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, responsável pela evangelização, acompanhamento e formação das famílias!

Segundo o Documento de Aparecida: A família não é uma mera instituição natural; antes, faz parte do projeto do Criador (cf. Gn 1,27), de modo que “pertence à natureza humana que o homem e a mulher busquem um no outro sua reciprocidade e complementaridade” (n. 116). Na plenitude dos tempos, o Filho de Deus assumiu a nossa natureza humana e, “optando por viver em família em meio a nós, a eleva à dignidade de ‘Igreja doméstica’” (n. 115). O amor conjugal “é assumido no Sacramento do Matrimônio para significar a união de Cristo com sua Igreja” (n. 117; cf. 175g; 433s).

É na família que a pessoa “descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus” (n. 118).

 

Ministério Fé e Política

O Ministério Fé e Política é o serviço dentro da Renovação Carismática Católica para a evangelização da política, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. O objetivo não é formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, é conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o candidato(s) conforme a consciência de cada um. A Renovação Carismática também apoia e incentiva a participação na política daqueles que sentem chamados a este serviço.

 

Ministério de Formação

O Ministério de Formação surgiu da necessidade de formação permanente daqueles que estão no serviço do Senhor dentro da RCC. O objetivo deste ministério é formar os líderes / servos para que atuem na RCC capacitados e renovados em sua identidade, unidade e missão

 

Ministério Jovem

O Ministério Jovem é responsável por evangelizar a juventude. Ele busca proporcionar e incentivar momentos de evangelização dos jovens, apoiando os grupos de oração nestas atividades, produzindo material e ajudando na formação de outros jovens evangelizadores.
Como parte desta formação, também são realizados encontros onde se trabalha questões desta faixa etária como afetividade, sexualidade e outros assuntos referentes à juventude. O ministério tem por objetivo levar ao jovem a ter tudo de bom que a vida oferece sem exageros, excessos, que a juventude possa ter uma vida cheia do Espírito Santo.

 

Ministério de Intercessão

Interceder é colocar-se no lugar de alguém; é se interpor; é mediar-se; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto a Deus.  Interceder é investir horas na presença de Deus em fervorosa oração, em prol de alguém ou de alguma causa. Intercessão é um combate travado contra o inimigo para resgatar almas para Jesus; é trazer à luz filhos espirituais. Portanto, interceder é estar entre Deus e os homens por uma causa.
 O Ministério de Intercessão desenvolve um trabalho de intercessão, ligado a Rede de Intercessão Nacional, que visa apoiar e fortalecer os grupos de intercessão ligados aos Grupos de Oração e dar formação aos intercessores no sentido de sustentar na oração todos os projetos da Renovação Carismática Católica do Brasil.

 

Ministério de Pregação

O Ministério de Pregação visa formar pregadores, quer seja aquela pessoa que jamais pregou, quer seja o pregador experiente que deseja aperfeiçoar-se a fim de atingir com eficácia os objetivos do carisma da pregação. Com os cursos de pregação os pregadores recebem capacitação para pregarem em todos os encontros (nas reuniões de oração realizadas nos grupos de oração, nos seminários, nos avivamentos, nos aprofundamentos etc). Também são capacitados a ministrarem ensinos onde for necessário.

 

Ministério de Promoção Humana

Este Ministério tem a missão de trabalhar nas obras sociais, priorizando o atendimento dos excluídos, através da Renovação Carismática Católica. O ministério de Promoção Humana busca formar as pessoas a partir da Doutrina Social da Igreja, criando um compromisso com os mais carentes, além de levantar e participar da organização de todas as obras sociais que a Renovação tem através dos Grupos de Oração.

 

Ministério para as Religiosas e Consagradas

A pessoa que é progressivamente conduzida pelo poder do Espírito Santo até a plena confirmação com Cristo reflete em si mesma a unção da luz inacessível, e na sua peregrinação terrena caminha até a fonte inexaurível da luz.

Deste modo a Renovação Carismática, movida pelo sopro do Espírito, é geradora de vocações. Muitos consagrados e consagradas tiveram sua experiência pessoal com Deus no grupo de oração e ali houve o despertar de confirmações de vocações.

Reconhecendo a importância de cultivar a espiritualidade de Pentecostes que foi semeada na vida dos consagrados, criou-se um serviço às consagradas, que é o Ministério para Religiosas e Consagradas. O Ministério é formado por mulheres totalmente entregues a Deus. O objetivo é manter acesa a chama de Pentecostes no coração das consagradas e contribuindo para que viva a sua consagração mais plena.

O Ministério, anualmente, realiza retiros para a renovação da experiência carismática, tendo partilhas em grupo, danças, formações, dentre outros.

 

Ministério Cristo Sacerdote

O Ministério Cristo Sacerdote visa auxiliar os padres no reaviva mento de sua vocação, do seu chamado e do Espírito Santo em seus corações, para que possam continuar sempre, com ardor renovado, a missão que lhe foi confiada por Deus, de conduzir o Seu rebanho e anunciar o evangelho a todas as criaturas.

 

Ministério para os Seminaristas

O Ministério para os Seminaristas surgiu primeiramente com um retiro no mês de julho de 1983, em São Paulo. Foi o primeiro Retiro Nacional de Seminaristas (Renasem). Nos primeiros anos, havia dois retiros nacionais (em janeiro e em julho). Com o passar do tempo, foi discernido que o nacional seria no mês de janeiro e os estaduais/regionais, em julho.

O Ministério para Seminaristas tem como missão o acompanhamento e a acolhida aos seminaristas que provêm dos Grupos de Oração ou das Novas Comunidades, mantendo assim, viva a espiritualidade carismática nos vocacionados ao sacerdócio.

O apostolado do Ministério tem duas bases fundamentais: através de Grupos de Oração nos seminários, onde for possível; e através dos retiros de espiritualidade que acontecem nas férias de julho e janeiro. Sendo que, para participar do nacional, é preciso que o seminarista tenha participado do regional/estadual.

Como os seminaristas possuem um programa de formação integral nos seminários, não possuem tanta disponibilidade para atuar nos eventos e atividades da RCC local. No entanto, frequentemente, auxiliam o Movimento no que se refere à Liturgia em seus eventos, como na adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, ou outras necessidades dos Conselhos diocesanos, estaduais ou nacional.

 

Ministério Universidades Renovadas

O Ministério Universidades Renovadas tem como missão evangelizar nas instituições de ensino superior. O objetivo do Universidades Renovadas é levar a experiência de pentecostes a cada estudante professor e funcionário destas instituições para que a partir destas experiência se tornem um Profissional do Reino, que transformem a sociedade a partir da sua prática profissional cristã. O Ministério de Universidades Renovadas também trabalha com as pessoas que já são formados e que estão no mercado de trabalho.

 

Fonte: www.rccbrasil.org.br

 

 

 

Propostas da RCC:

·         Fortalecer os núcleos de serviços;

·         Organizar, de modo atuante, dos diversos ministérios;

·         Investir na formação, aplicando o módulo básico da RCC;

·         Abraçar o trabalho de evangelização, buscando maior integração com as demais pastorais;

·         Promover uma autêntica espiritualidade em todos os seus membros.

 


Grupo de Oração Água Viva

Local: Matriz

Horário: 20h00min

Dia: Segunda-feira

Público: Misto

Coordenador: Brauner


Grupo de Oração Geração Eleita

Local: Matriz

Horário: 20h00min

Dia: Terça-feira

Público: Jovem

Coordenador: Brauner


Grupo de Oração São Rafael

Local: Nova Matriz

Horário: 14h30min

Dia: Quarta-feira

Público: Misto

Coordenadora: Silvana


 

Assessor Paroquial: Brauner Moraes

Email: braunermoraes01@hotmail.com

"SE VIVEMOS PELO ESPÍRITO, ANDEMOS DE ACORDO COM O ESPÍRITO" (GL 5,25).

Inflamando a Chama rumo ao Jubileu de Ouro da RCC

     

FORMAÇÃO RCC - FORANIA SENHOR BOM JESUS DE CAMPO BELO 

2015

"Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito" Gálatas 5,25.
Este final de semana aconteceu nosso Encontro de Formação Forâneo, vivendo cada detalhe da vida, redescobrindo a beleza das pessoas e das coisas ao nosso redor. 
Como foi gostoso estar nesta formação! Como foi bom nosso encontro! A alegria era visível nos olhares dos irmãos, a ação de Deus, a presença do Espírito Santo.

Ver o Conselho Diocesano reunido, em um só pensamento, numa só direção foi um grande presente de Deus! Ver o entusiasmo de cada Coordenador de Ministério exercendo seu chamado com tanta unção, organização e disponibilidade.
Quanta abertura à moção do Espírito Santo pudemos enxergar em nosso Conselho Diocesano, falaram como verdadeiros profetas exercendo aquilo que esperamos deles: humilde no comportamento e ousado no Espírito Santo! Suas palavras ecoaram como uma trombeta, nos chamando a estar de sentinela e de prontidão para o serviço!
Nos workshops direcionados aos ministérios pude comprovar o crescimento do nosso Movimento. Tivemos formações maduras, ensinos alinhados com a palavra de Deus e guiados pela doutrina de nossa Igreja. 
As datas já estavam marcadas desde janeiro de 2015 e muitas das vezes nossos servos não dão conta de se organizar para estes momentos de abastecimento, tanto no aprendizado como no Espiritual também. E como Coordenador Forâneo me preocupo quando alguns servos não estão junto conosco para viver a grandeza deste vínculo fraterno que nos une como irmãos na Renovação Carismática Católica e na Igreja. Peçamos a Deus para tocar nos nossos corações e Ele nos ensinará a fazer a vontade Dele no ministério a que fomos chamados a exercer.
Quero agradecer o imenso e belo trabalho que fizeram as equipes de serviço! Acolhida, limpeza, recepção nas casas e alojamento, comunicação, cozinha e liturgia! Cada uma de importância fundamental para a realização desse encontro. Estou orgulhoso de vocês! Aprendi muito com cada um. Por alguns momentos eu parei para vê-los trabalhando e confesso: fiquei emocionado com o carinho e dedicação com que exerciam suas tarefas. Vocês me surpreenderam! 
Agradecemos a Deus por mais uma missão realizada, agradecemos também a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Aguanil na pessoa do Revmo. Pe. Arlei que nos acolheu muito bem, toda coordenação da RCC e servos desta paróquia, ao nosso diretor Espiritual Pe. Cláudio que nos falou a viver a fé, mas de forma ousada, uma verdadeira fé em Deus! Na pessoa do irmão Coordenador Diocesano o Ricardo e todo Conselho Diocesano, e cada Coordenador de grupos de Oraçao, ministérios, servos e todo povo de Deus que ouviu este chamado e veio buscar formação para conduzir o povo de Deus. Agradeço por terem atendido ao chamado do nosso Senhor. Esse encontro me mostrou, mais uma vez, que quando estamos unidos, as forças contrárias não vencem em nosso meio! 
Fomos convidados a ser luzes neste mundo e a viver como Paulo e Pedro, pregadores do Evangelho que apresentaram Jesus ao mundo sem medo. A ponto de Paulo dizer "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo" (1 Coríntios 11:1). Que aprendamos dele este chamado.
A todos os meus irmãos e irmãs, muito obrigado! 
Louvado seja Deus pela vida de cada um de vocês! 
Fazei tudo o que ele vos disser" ( Jo. 2, 5)
Biênio 2015/2016
Mauro Cesar de Almeida Pires (Maurinho)
Coordenador na RCC da Forânia Senhor Bom Jesus
E-mail: foraniacb-rcc@hotmail.com
Site: rccoliveira.com.br 
Deus abençoe a todos.



VIRADA RADICAL OLIVEIRA - 12/07/2015

LOUVOR DIA 10/08/2015

Voltar