Apostolado da Oração

07 ABR 2015
07 de Abril de 2015

O Apostolado da Oração é um movimento apostólico e de espiritualidade, com seus próprios estatutos, que leva os seus membros, pela consagração ao Sagrado Coração de Jesus, pelo oferecimento cotidiano de si mesmos e pela participação no Sacrifício Eucarístico, ao crescimento na vida de santidade e à colaboração na salvação do todo o mundo.

 

Propostas:

 

·         Promover reuniões regulares com zeladores (as) e zelados (as);

·         Incluir nas reuniões estudo do carisma e das dimensões do Apostolado da Oração e de outros temas pertinentes à sua missão;

·         Promover a devoção ao Santíssimo Sacramento;

·         Preparar a celebração da primeira sexta-feira de cada mês e a comemoração do mês de junho, em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus;

·         Cooperar com a Pastoral Vocacional, rezando e dando apoio material aos seminaristas;

·         Responsabilizar-se pelo ambiente litúrgico, cuidando da limpeza, ornamentação, conservação das imagens, aquisição de alfaias e demais providências que se fizerem necessárias;

·         Entrosar-se com a Pastoral da Saúde, para dar assistência espiritual aos enfermos.

 

Presidente: Jair Bernardes
Vice Presidente: Lázara Aparecida Sousa Andrade
Tesoureira: Leir Azarias Silva
Secretária: Luísa Maria Tagliaferri Menezes

              FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

12 de Junho de 2015

A Coroação ao Sagrado Coração de Jesus que realizamos reveste-se, para todos nós da Paróquia Senhor Bom Jesus, de um significado ímpar e muito especial.

É a oportunidade que o bom Deus nos oferece de prestarmos, como leigos, nossa homenagem e nosso agradecimento aos Consagrados e Consagradas, neste ano a eles dedicado, que vivem em nossa Cidade, fazem parte de nossas Comunidades de fé, se fazem um com cada um de nós.

Quando Jesus, num momento de profunda intimidade com seus discípulos diz, olhando nos olhos de cada deles: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi”, esse instante de eternidade ecoaria pelos séculos e séculos convidando aqueles e aquelas que ouvem o apelo do Divino Mestre.

Jesus Cristo é a Cabeça, é o Cerne. Quando nós, cristãos leigos, compreendemos verdadeiramente a centralidade de Cristo, temos a graça de valorizar o sacerdócio ministerial, sem o qual não haveria a Eucaristia, nem muito menos a missão e a própria Igreja.

A Igreja celebra nesta Solenidade do Sagrado Coração de Jesus o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Nossa Coroação será o tributo aos nossos queridos Sacerdotes Diocesanos e aos da ordem da Santa Cruz, por toda dedicação, pelo amor com que desempenham sua missão entre nós e para nós.

As Senhoras Zeladoras do Apostolado da Oração entraram com o nome de cada sacerdote de nossa Cidade: Padre Sebastião Ananias Lino, Padre Cornélius, Padre José Arimatéia da Silva, Padre Donizete Antônio de Sousa, padre Antônio Orestes de Resende, Padre Sebastião Israel e os Padres da Ordem da Santa Cruz-OSC: Padre Júlio César Evangelista Resende, Padre Elione Correa, Padre José Cláudio Nilton, Padre Wilson Burato Dias, Padre Raphael Priyo Handiyanto, Padre André Dadang.

Nossa Coroação foi realizada pelas nossas queridas Consagradas. Nossa Comunidade é beneficiada pela presença das Servas do Espírito Santo, que por um tempo inesquecível estiveram à frente do Colégio São José como educadoras, professoras, condutoras de nossas jovens e agora exercem sua missão em nossas Comunidades: Irmã Eufronésia Laurentina  Maia, Irmã Cecília Vier, Irma Maria Theodora Lli, Irma Ashirita Soreng.

E a Vila Vicentina Furtado de Menezes é o que é porque lá estiveram e continuam as Pequenas Irmãs da Divina Providência:

Irmã Palmira de Oliveira Neves, irmã Helena Maria de Ázara.

Fotos da Festa do Sagrado Coração de Jesus 2015.

                        Como nasceu o APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Na Carta aos Hebreus, o Apóstolo nos diz com clareza absoluta, no capítulo 13, versículo 8: " Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem,  hoje e por toda a eternidade." Sintonizados nesta verdade, as moções recebidas por almas especiais chegam até nós para fortalecer a nossa fé, animar-nos na esperança e fazer-nos solidários nas alegrias, tristezas, traduzidas na caridade mútua.

O Coração de Jesus manifestou-se quatrocentos anos atrás, em um povoado perdido no mapa da França - Paray-le--Monial. Era o século XVII.
Uma humilde irmã religiosa chamada MARGARIDA MARIA DE ALACOQUE foi escolhida por Deus para revelar ao mundo e recordar às almas a existência do amor imenso que se encontra guardado no Coração de Jesus centrado na misericórdia, no mistério redentor. O Sagrado Coração de Jesus, cercado de chamas, rodeado de uma coroa de espinhos, revelou-se à jovem serva religiosa. Nascia a espiritualidade do Apostolado da Oração.
Por diversas vezes e de muitas maneiras, Nosso Senhor Jesus Cristo agraciou Santa Margarida Maria com visões sobrenaturais, conversando com ela:
" Meu Coração divino está tão inflamado de amor pelos homens e por ti, em particular, que já não consigo reter as chamas de sua ardente caridade. Necessito difundi-las aos homens, por teu intermédio, a fim de enriquecê-los com os preciosos tesouros de meu Coração. E te escolhi para a consecução desse grande desígnio."
                                                                                                     ***
Caríssimos Irmãos e Irmãs, paulatinamente iremos trazendo um pouco mais desse bem maior de nossa fé, fé essa que é um milagre de amor: a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

O Apostolado da Oração  EM COMUM UNIÃO

É-nos precioso apresentar a Diretoria do Apostolado da Oração de nossa Paróquia Senhor Bom Jesus que antecedeu a atual Diretoria.
Fizeram parte da Diretoria do Apostolado da Oração de nossa Paróquia, do ano de  1986 até o ano de 2011:
Presidente: Carmelita Cardoso Gambogi
Vice Presidente: Isabel Maria Parreira
Secretária: Lázara Rodrigues Pereira
Tesoureira: Ana Pereira Cardoso    
 Durante 25 anos dedicaram-se com orações, trabalho intenso, zelo apostólico para o engrandecimento do Apostolado em nossa Paróquia

         APOSTOLADO DA ORAÇÃO EM COMUM UNIÃO

         
 Caríssimos Irmãos e Irmãs que acessam o portal de nossa Paróquia Senhor Bom Jesus. Estaremos com vocês trazendo um pouco do carisma que anima o Apostolado da Oração. O coração chagado, rasgado é sempre suave, Nele reside o Amor, Ele é o amor. É o Coração de Jesus - sinal do Amor do Pai e do Espírito Santo para conosco - é Cristo por dentro: manso, humilde, paciente, terno, compassivo, magnânimo, generoso, afável, orante, fornalha ardente de caridade, nosso amigo, pois amigo dos pecadores.
             Dentro das orações que somos convidados a fazer, é-nos solicitado o Oferecimento Diário. Está oração é formada de uma primeira parte que é sempre comum e a outra parte traz uma Intenção Universal e uma intenção pela Evangelização variando a cada mês do ano. Essas duas são determinadas pelo Santo Padre, o Papa. Neste mês de Maio/2015 rezamos:

Intenção Universal: Cuidado pelos que sofrem
Para que, rejeitando a cultura da indiferença, cuidemos daqueles que sofrem, em particular os doentes e os pobres.
Intenção pela Evangelização: Disponibilidade para a missão
Para que a intercessão de Maria ajude os cristãos em ambientes secularizados a se disporem a anunciar Jesus.
Nosso Oferecimento Diário então deverá ser assim:
"Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje:/ minhas orações e obras,/ meus pensamentos e palavras,/minhas alegrias e sofrimentos,/ em reparação de nossas ofensas,/em união com o Coração de teu Filho Jesus,/ que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia,/ pela salvação do mundo./ Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus,/ seja meu guia e meu amparo neste dia/ para que eu possa ser testemunha do teu amor./ Com Maria,/ Mãe de Jesus e da Igreja,/ rezo especialmente pelas intenções do santo Padre,/ para este mês:/ para que,/rejeitando a cultura da indiferença,/cuidemos daqueles que sofrem,/em particular os doentes e os pobres./E que a intercessão de Maria ajude os cristãos/ em ambientes secularizados/ a se disporem a anunciar Jesus."

Nossa ORAR - AÇÃO
O Apostolado da Oração une às orações as ações que o Espírito de Jesus nos solicita. São gestos de doação, pequenos muitas vezes mas todos realizados com muito amor.
Nas primeiras sextas feiras do mês muitos membros trazem sua oferta para a Vila Vicentina.
Contribuímos com os movimentos beneficentes da Paróquia e, em nossas reuniões, insistimos na fidelidade ao Dízimo.
No entanto, há dois momentos no ano em que somos chamados a cooperar mais efetivamente. No final do ano, realizamos a Campanha de Natal, onde se arrecada brinquedos, presentes, guloseimas que são entregues aos movimentos acostumados.
E a Campanha do Agasalho que realizamos neste tempo outono/inverno. Esta campanha é antiga. Foi idealizada por uma de nossas companheiras que partiu para o céu deixando muitas saudades: Dona Lázara Rodrigues Pereira. Ficou assim o nome de nossa campanha: "Campanha do Agasalho"Dona Lázara Rodrigues Pereira."

Nossa FAMÍLIA
O Apostolado da Oração é formado por ZELADORES (AS) e ZELADOS(AS). Quando se ingressa no AO todos são zelados(as). Com o objetivo de prestar uma assistência e ajudar a Diretoria no seu trabalho de comunicação, evangelização constituem-se o ZELADORES(AS).
A atual Diretoria do Apostolado da Oração de  nossa Paróquia - Igreja Matriz e Nova Matriz é assim constituída:

Presidente: Jair Bernardes
Vice Presidente: Lázara Aparecida Sousa Andrade
Tesoureira: Leir Azarias Silva
Secretária: Luísa Maria Tagliaferri Menezes

Nossas NOV  -  IDADES
COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
Na noite do Dia das Mães, dia 10 de Maio deste ano da Graça de 2015, o AO realizou sua Coroação a Nossa Senhora.
Nossa Zelada, dona Aparecida Miguel, dedicou-se com todo amor, entusiasmo na realização desse gesto de carinho à Mãe de Jesus e nossa Mãe - Maria. Auxiliada pela amiga BELA, contou com a delicadeza de mães e avós que, pacientemente, acompanharam as crianças nos diversos ensaios. De coração, agradecemos a todos.
Veja as fotos a baixo;




                           Fotos da Coroação Maio 2015

Voltar